-
Arquitetos: Kart Projects | Architecture
- Área: 152 m²
- Ano: 2024
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa B é uma reforma projetada para uma família jovem. A ousada ampliação de um terraço histórico é destacada por uma parede de vidro translúcido, que ilumina os novos espaços de convivência. Essa parede permite que os movimentos atrás dela sejam visíveis de forma difusa, enquanto mantém a segurança e a privacidade em relação à rua.
O projeto tinha como objetivo abrir e trazer luz para uma casa estreita, típica de uma área de terraços, que estava apertada e sombreada por uma série de extensões improvisadas acumuladas ao longo de 60 anos pelos antigos proprietários. Aproveitando a localização de esquina, a reforma buscou maximizar a entrada de luz e a sensação de amplitude.
Respeitando o contexto histórico e preservando a importância do terraço original, a nova extensão se projeta sobre os espaços de convivência, descendo antes de se elevar na parte de trás do terreno. Isso evita a sombra sobre os vizinhos e cria um pátio interno que se mantém iluminado ao longo do dia. A lateral da extensão é definida por uma parede de vidro translúcido, que permite a entrada de luz nos novos ambientes, capturando os movimentos difusos atrás dela, ao mesmo tempo em que garante segurança e privacidade em relação à rua.
Em vez de uma grande ampliação, a estratégia de minimizar a área construída e criar espaços multifuncionais interligados permitiu concentrar o orçamento em uma área menor, garantindo maior atenção aos detalhes e à qualidade do projeto, mesmo com um custo mais baixo. Os quartos e as áreas úmidas são organizados entre o terraço histórico da frente, destinado às crianças e visitantes, e o novo refúgio dos pais, elevado sobre a garagem na parte de trás do terreno.
A transição entre o terraço reformado e a extensão é claramente definida, tanto externamente quanto internamente, através da forma e dos materiais. Uma abertura de largura total, apoiada em uma estrutura de aço exposta na parede traseira, marca essa mudança. Materiais e acabamentos são aplicados em blocos de cor ou textura, destacando os diferentes elementos da casa. A casa original foi renovada para valorizar seus detalhes e ornamentações, contrastando com os novos espaços mais claros e despojados, que combinam estrutura de aço, vidro e marcenaria de compensado.
Os sistemas de construção foram planejados para que os próprios proprietários pudessem executá-los, minimizando a necessidade de contratar serviços especializados. Muitos materiais foram reaproveitados, como os tijolos originais da seção demolida da casa antiga, que foram limpos no local e reutilizados. Outros materiais foram escolhidos para adaptar sobras e retalhos na composição final, reduzindo tanto os custos de construção quanto o desperdício.
A Casa B foi construída na terra do povo Wurundjeri.